A AVIFAUNA DE VRSA


Apesar da pouca importância que é dada às questões ambientais, sinal de que a concepção da cultura das entidades camarárias tem muito de decorativa, a verdade é que o concelho de Vila Real de Santo António é um dos mais ricos em biodiversidade. Muito provavelmente é um dos concelhos do país onde se pode observar um maior número de aves.

Num pequeno concelho podemos encontrar uma grande diversidade de habitats, cada um dos quais com a sua avifauna específica, temos serra, barrocal, ria, sapais, pinhal, praia e dunas. Além disso, o concelho situa-se numa das principais rotas migratórias por onde passam as aves nas suas viagens migratórias entre a Europa e a África, aproveitando a passagem do Estreito de Gibraltar.


Não admira que no passado a mania de "armar ao pássaro" fosse quase um desporto local, prática que felizmente já quase é cosia do passado. Neste capítulo vale a pena referir que muitas aves têm em VRSA nomes que não são usados noutras regiões do país. É o caso do verdilhão-comum (Carduelis chloris) da fotografia que em VRSA é conhecido por verdum.

É uma pena que pouco ou nada se tenha feito neste capítulo, um domínio em que nalguns países atrai muitos turistas.