O LARGO DA FORCA



Podem ficar descansados, não somos devotos do André Ventura e não vamos defender o restabelecimento da pena de morte para autarcas incompetentes ou danadinhos para guloseimas. Aliás, o Largo da Forca, agora promovido a Largo António Aleixo porque a casa onde durante muitos anos foi a oficina do Mário pintor, nunca teve forca, nem ninguém ali foi vítima de um qualquer auto de fé, apesar de ali ter existido a carvoaria do Chico, conhecido por Chicarvão.

O que por ali havia era uma bica para cavalos e é uma pena que não tenham reposto a bica, com as cavalgaduras que andam por aí talvez fossem úteis, ainda que agora tudo quanto é quadrúpede de duas patas prefira do Sem Espinhas dos adolescentes de quarenta anos.

O Largo da Forca é apenas um espaço onde se reúne a oposição virtual ao estado a que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Aqui ninguém se deixa calar, ninguém se cala a troco de subsídios para a família, ninguém é administrador de empresas fantasmas, ninguém sofre de cataratas, ninguém é empregado camarário, ninguém vende votos nem almoça à borla em dia de eleições.


Aqui é-se livre, pensa-se livre. Aqui critica-se, aqui defende-se, aqui recorda-se, aqui projeta-se o futuro.